sábado, junho 09, 2012

Porque Hoje é o Meu Aniversário























POEMA ABADIA PARA JACINEIDE

teu dia minha memória
sombra do que não pode ser dia
participa das hóstia elevadas nas igrejas
de um ritual que não é teu não acorda
os campanários de todos os tempolos em ti olvidados

teu poema bastava à história
às nove horas de todas as nove virtudes
nos nove dias parados em que junho se fez ousadia
em que naturezas prostraram-se quando avistaram
a medida dos gestos que te denunciavam

teus dias no dia em que movemos
a incomunicável senhora de todos os mitos
nos ostensórios nas assimetrias das casas
ao largo das cidades imaginárias de Calvino

tuas histórias meus dias
por que soaram ácidas as melodias que não soubemos?
quantas meias horas solenizarão com suas preces?

As verticais valquírias dos teus versos
por quanto tempo roubaram teus adjetivos?
tuas chuvas meus verbos
em quantas gravidades se perderam?
as linhas que inventaram
o que em nós regurgita sem solenidade

Em mim teu olho reinventa as cores
onde pairo a barbárie nervosa das línguas

'Liturgia dos Nomes"
1998
Prêmio Eugênio Coimbra
Recife-PE

*

Pietro Wagner é um excelente poeta. Infelizmente, não divulga sua poesia, não edita nenhum blog. Penso que é um poeta pouco lido no meio de tantas vozes menores amplamente ressaltadas em sites e revistas. Na ocasião desta poesia erámos casados, contudo o meu comentário se exime de qualquer pessoalidade. Sendo crítica literária, escrevi um amplo ensaio sobre 'Liturgia dos Nomes', bem fundamentado, que comprova os meus argumentos.