terça-feira, setembro 11, 2012

Liubliú - Maiakóvski

 
 
 
 
O Construtivismo levou ao limite máximo a utilização de letras em suas composições, desde sua utilização nas gravuras, passando pelos cartazes e culminando em projetos para capas de livros, e em cenários de peças teatrais; mas também nos filmes do ciclo “cinema-verdade” e até em fachadas de edifícios. RODCHENKO criou também fotogramas que foram animados por cineastas que rivalizavam com o que hoje chamamos vídeo-poemas.

Segundo Alexandr Rodchenko, “A pintura não figurativa se desligou até mesmo dos meios expressivos tradicionais” (...), começando a empregar técnicas pictóricas completamente novas que se adequam melhor às formas geométricas simples, precisas e claras” (em 1921). Também propugnou o design industrial.

 
Wladmir Maiakóvski experimentou os modos da poesia em relação com as artes plásticas de seu tempo, como membro do movimento construtivista russo, paralelo ao futurismo italiano. O letrismo, as composições geometrizantes e as colagens estavam em voga, num grupo de artistas revolucionários que eram pintores, escultores, cineastas, teatrólogos, sem falar na arte dos cartazes e todo tipo de arte pública, em espaços abertos, em sindicatos e outros fora da tradição burguesa. Este poema-anel de maiakóvski significa "AMO".